Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Orquídea na UTI

Aquela lindinha que abortou a haste floral (leia o post aqui) está numa situação calamitosa. Apodreceram as raízes!

É uma Phalaenopsis branca, sem raízes, sem perspectiva, sem vontade de viver...


Tem 3 folhas. Não sei se estão lá de corpo e alma, ou só de corpo. O fato é que ainda há esperança... rs.... Afinal, são pelas folhas que rola a fotossíntese, e aquela coisa toda que as plantas fazem. Mas sem raízes é de lascar....

Não sei se rolou uns micro bichos aí e acabaram com ela, não sei se foi excesso de umidade e apodreceu geral. Sinceramente não sei. O que eu sei é que não quero que ela morra L

Procurei na internet, essa maravilha da vida moderna, como proceder nos casos em que a orquídea fica sem raízes. Achei a tal UTI. Uma estufa caseira em que a planta fica por um período para se recuperar.

Tem gente que ensina a fazer com saco plástico, tem gente que ensina com garrafa PET. Eu tentei primeiro com saco (porque não tinha PET transparente disponível) e achei terrível. A planta já tá sofrendo, aí fica lá naquele saco todo mole disforme, sem dignidade nenhuma kkkkkkk

Quando resolvi fazer a UTI eu não tinha PET transparente. Tem que ser transparente, para a luminosidade chegar até a planta. O procedimento é simples, mas tem que ter fé hahahahahahahhaa

Limpa bem a planta, tira os restos podres, lava com cuidado. Pega a garrafa PET lava bem, desinfeta. Corta no meio, na altura do rótulo (tira o rótulo né). Coloca no fundo da garrafa ou do saco o esfagno. Esse esfagno tem que ser fervido por uns 10 minutos para hidratar e esterilizar.

Obviamente que eu não tenho esfagno!!! Minhas orquídeas vivem livres e soltas pelas paredes, sem esses luxos. Daí que eu não ia desistir agora! Botei casca de coco mesmo. Essa base é para manter a umidade sem alagamento. Enfim. Fiz assim.

Mergulhar o esfagno ou a casca de coco em adubo diluído em água. Eu usei o 30-10-10 indicado para enraizamento.

Colocar o esfagno, ou o que vc quiser, no fundo da garrafa ou do saco, uns 3 dedos. Posicionar a planta com muito amor e carinho. Fechar a garrafa. Tem que prestar atenção se ela está bem vedada para não perder umidade. Se não encaixar direito, pega uma das metades e encosta no fogo pra enrolar um pouco pra dentro. Se ainda assim, ficar estranho, com abertura, passa fita para vedar bem.

Não pode abrir, o que pra mim é um tormento, porque eu PRECISO ficar vendo, mexendo rs... A garrafa tem que ficar em lugar sombreado, se ficar no sol vai cozinhar a planta hahahaahhah E tem que ficar quieta. Esquece da garrafa!


 Confesso que essa parte eu não consigo mesmo. Eu confiro “de perto” todo dia rs...

Fiz. Estamos no aguardo. Rezando. Acho que vou colocar uma imagem de Santo Expedito dentro da garrafa hahahaahaha. Dizem que em 15 dias já se vê resultados. A planta deve ficar na UTI até recuperar umas 4 ou 5 raizes vivas (com pontas verdes) com uns 5 cm cada. Pode demorar até 6 meses!

Há uns 15 dias eu fiz essa UTI para um bulbo que eu tenho também sem raízes, sem folhas, sem dignidade, sem honra, sem nada. E já começou a apontar uma raiz. Ou seja, a tendência é dar certo.

Me dê imagens!
Percebe-se que eu abri a garrafa! :(

Eu tinha uma outra Phalaenopsis também meio baleada, e como não tinha conhecimento da UTI, só deixei num vaso de barro com a casca de coco e substrato, fui colocando adubo semanalmente e acompanhando. Ela se recuperou bem, já tem 2 folhas grandes e 1 pequena. Mas acho que foi sorte mesmo, porque essa nova aí, deve estar morrendo por excesso de amor <3 hahahahahahahahahaha



Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Vou testar a UTI em uma orquídea minha que está sem raízes e também em dois bulbos de Catasetum! Tomara que dê certo!

    Confesso que também fico sempre de olho e verificando as orquídeas, elas devem me odiar, rs

    (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode fazer que dá certo sim. estou com 3 garrafas com orquideas dentro. esse calorao que fez, prejudicou muito as que estavam pequenas. dai coloquei na uti pra dar uma forcinha rs...

      Excluir
  2. Minha orquídea morreu todas as raízes o caule esta apodrecendo será que a uti vai ajudar ela volta fica bonita?😢😢😢😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi maria, vc deve tentar sim. eu tive sucesso com a maioria, só tem que ficar de olho na garrafa pq as vezes começa a criar limbo, dai é legal limpar. mas tenta, vai que ela volta ;)

      Excluir
  3. Tomara que dê certo. Hoje coloquei 5 minhas. Uma delas estava exatamente igual à da sua foto. Vou aguardar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu catasetum não tem raiz como recuperar

      Excluir
    2. Da mesma forma, essa uti serve para a maioria das espécies. Se ela não couber na garrafa pet, faz como um amigo meu fez que deu certo, ele colocou a dele numa espécie de balde transparente, o esfagno em baixo úmido e cobriu com um saco sem furo tb transparente. Tem que fechar o saco embaixo ou grudar na lateral desse "balde" de forma que o ar não entre e nem saia.

      Excluir
  4. E não se tem que abrir a garrafa para por água? Fica sempre fechada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica sempre fechada. Não precisa por agora pq vai criar um sistema lá dentro. A água vai circular dentro da garrafa. Não vai evaporar.

      Excluir