Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Raiz enovelada

A tendência das raízes da maioria das plantas é crescer para baixo, para sustentar o tronco, caule, folhas, enfim, o que está para cima. Quando o vaso está pequeno para o porte da planta, a raiz continua a crescer, porém encontra um obstáculo [o fundo do vaso] e começa a enrolar. O problema é que em algum momento, a planta pode morrer, principalmente se ela for grande, como árvores, porque ela não tem mais espaço para crescer.

Vocês já devem ter comprado mudas ou plantinhas naqueles vasinhos minúsculos e quando foram replantar, a raiz estava toda enrolada no fundo. É um exemplo de raiz enovelada. Fazendo um paralelo, é como se nós usássemos sapatos com número menor que nossos pés.

 
Taí um ótimo exemplo de raiz enovelada.

Não podemos deixar a planta assim, pois ela não vai se desenvolver direito. Para esses casos temos 2 opções:

1. Se você deseja que a planta continue do mesmo porte, no fim do inverno, pode a parte aérea [as folhas]. Tire a planta do vaso [se estiver muito grudada, molhe bem antes e use uma espátula plástica para auxiliar a remoção]. Solte bem as raízes com cuidado para não parti-las. Corte as raízes velhas, secas e enoveladas com tesoura esterilizada, dê 3 picotes no diâmetro das raízes e elas se soltarão. Replante no mesmo vaso, aproveite para trocar ou completar com terra nova.


2. Se você quer que a planta continue crescendo, faça o mesmo processo em relação às raízes. Corte as que estão enoveladas e mortas, e replante em um vaso maior.

Esse processo se chama poda anual de raiz. As pessoas que cultivam Bonsai fazem esse trabalho uma vez por ano para manter o tamanho e a saúde das plantas.

A área que as raízes ocupam é equivalente ao tamanho da copa da árvore. Se você cultiva árvores em vaso, é interessante prestar atenção se ela não está com o desenvolvimento comprometido por falta de espaço.

Se a planta estiver na terra, não há necessidade de mexer nas raízes. Essa poda é importante para as plantas cultivadas em vasos.

NUNCA MEXA EM PLANTA FLORIDA OU COM FRUTOS! Ela aborta na hora [experiência própria rs...]

Faça esse trabalho, de preferência, no fim do inverno para a planta se desenvolver com saúde durante a primavera e ser feliz para sempre J [pelo menos até a próxima poda]. Se a plantinha foi recém adquirida, você pode cortar as raízes com parcimônia.




ps: eu sei que as imagens estão terríveis, são do mundo mágico, quando eu for podar alguma planta eu tiro fotos melhores



Comentários
1 Comentários

Um comentário: