Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Livro “As miniaturas”

Comprei esse livro após ter visto a indicação no programa Metrópolis da Tv Cultura. E por que me interessou? Porque trata sobre sonhos! E a maioria das coisas sobre sonhos me interessa rs....
  


Publicado pela Companhia das letras. Resenha oficial:

“Num prédio que pode ou não existir, as pessoas se acumulam em um vasto saguão, na fila por um elevador. É o Edifício Midoro Filho, um marco imponente no centro da cidade, dezenas de andares empilhados numa arquitetura sóbria e funcional. Conforme se espalham pelos corredores, funcionários e visitantes ocupam as salas burocraticamente decoradas dos oneiros.

Cada oneiro atende sempre as mesmas pessoas. Elas não podem se conhecer e tampouco manter algum parentesco. Mas o sistema não é infalível, e, naquela manhã, o oneiro percebe que o rapaz diante de si é filho de uma de suas clientes. Conforme conduz a sessão de sonhos, oferecendo ao rapaz as miniaturas plásticas que servirão de guia durante seu torpor, o oneiro decide não comunicar à administração sobre o erro.

A partir desse equívoco burocrático, o oneiro abandonará cada vez mais seu rigoroso código de conduta para se envolver na vida do rapaz e de sua mãe, uma taxista que sobrevive a duras penas após o sumiço do marido. Numa prosa de arrebatadora força poética, Andrea del Fuego levará o leitor a um universo onde a fronteira entre sonho e realidade é tratada com um misto de rigor kafkiano e minimalismo oriental. No jogo das pequenas esculturas plásticas que auxiliam os clientes durante as sessões com os oneiros, a autora ilumina as brechas que existem entre o real e o imaginado, o amor e a dedicação.”

O livro conta a história de três personagens: o oneiro, a mãe e o filho. Sendo que a cada capítulo é sob o ponto de vista de um dos personagens que vamos acompanhando a trama.

Boa parte da história se passa no Edifício Midoro Filho, centro de São Paulo. As pessoas vão até esse lugar para sonhar. O oneiro é o profissional que induz o sonho. Dentro da sala, há uma gaveta repleta de miniaturas plásticas que ele expõe ao “sonhante” para que este desenvolva seus sonhos. Há relação efetiva entre o que se sonha e a realidade.

Adorei a história e devorei o livro muito rápido. Fatos bizarros acontecem na vida dos personagens que me fez rir sozinha.

O mais intrigante para mim foi imaginar essas pecinhas, as miniaturas. Principalmente, quando em determinado momento, o oneiro passa a construir suas próprias miniaturas, com coisas que estão a sua volta.

O livro termina sem um fim absoluto. Os personagens continuam vivendo suas vidas, na mesma rotina. Não há “E foram felizes para sempre” hahahahahha , o que me deixou extremamente incomodada, a ponto de, na noite que terminei a leitura, sonhar com uma suposta continuação para o livro... kkkkkkkk

Outra questão fantástica, que eu fiquei encantada. Cada exemplar do livro tem uma miniatura diferente impressa no canto inferior direito. No meu veio uma pombinha azul <3
  


É muito amor. Parabéns designer! Tem meu respeito!

Recomendo a leitura!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário