Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Receita de Chai

As novelas da Gloria Perez são um poço de cultura. Vocês se lembram de Caminho das Índias e Salve Jorge, novelas em que todos os personagens a todo o momento tomavam Chai?!

Aí, tão tomando! rs...

Muito bem, eis que a pessoa aqui, lombriguenta assumida, sempre que via essas cenas do povo tomando Chai morria de vontade de experimentar.

Fui até o mundo mágico e procurei a receita. Pedia cardamomo, nunca tinha ouvido falar nisso, nunca tropecei em cardamomo, nunca vi para vender, consequentemente, não fiz o tal Chai na época das novelas, nem de uma nem da outra. E minhas lombrigas continuaram a me cobrar isso!

Daí vocês vão me perguntar: “Mas porque você não comprou o chá pronto que vende no mercado?!” Porque eu não confio. Porque para mim essas coisas que vendem prontas no saquinho são cheias de mato misturado e não tem o gosto real da coisa de verdade. Pronto, falei.

Bom, até que dias atrás eu tropecei no tal cardamomo!!! Numa lojinha especializada em coisas naturais, do lado da canela, do cravo, de todas as amiguinhas especiarias. Comprei, claro, todos ficaram felizes, eu e as lombrigas. Até que enfim vamos provar Chai!

Chai não é simplesmente um chá com leite e canela. É um chá preto que mistura leite e várias especiarias, entre elas canela e o tal cardamomo. Na Turquia, cenário de Salve Jorge, o Chai não é servido com leite como na Índia. Portanto, fica a seu gosto o nível da sustância do Chai que você vai preparar. Eu fiz com leite para experimentar a versão completa.


Vamos a receita:

1 xic água
1 canela em pau
3 cravos
1 col chá de gengibre ralado
1 col chá de cardamomo
2 ou 3 bolinhas esmagadas de pimenta do reino
1 col chá de chá preto (ou mais se você gostar)
½ xic leite
Açúcar a gosto

Aquecer em fogo baixo tudo menos o chá, o leite e o açúcar, até chegar próximo da fervura. Desligar e acrescentar o chá. Descansar 10 minutos tampado. Após esse tempo, coar, adicionar o leite, aquecer. Adoçar e servir.

Rende uma caneca grande (uns 300, 350ml). Se você for ogra como eu, você mata essa caneca sozinha. Caso contrário, dá para servir 2 pessoas civilizadas.


Esse chá é extremamente aromático e saboroso. É muito sabor mesmo. Eu tomei sem açúcar e é muito tranquilo. Os sabores de todas as especiarias são sentidos e a pimenta dá um toque muito especial.


Vale muito a pena fazer, caso você encontre o cardamomo, o que não é uma missão fácil rs....



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário