Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

As ervas daninhas não tem fim

Antes de falarmos sobre o fim, vamos entender o que são as ervas daninhas.

Ervas daninhas são os matos que você não plantou, mas estão lá na sua terra consumindo os nutrientes de que a sua plantinha vai precisar. SÃO INTRUSOS! SIM! Eles vêm de todos os lados, vêm na terra que você compra, vêm nas fezes dos passarinhos, vêm na própria terra da plantinha que você comprou.

Já dá para ter uma noção do porque elas não têm fim.

Esses matinhos você tem que arrancar, porque eles concorrem com as plantas pelo espaço na terra, pelos nutrientes, eles podem matar as plantas, e você não está lá para cultivar mato, certo?! Espero que sim.

Muito bem, o ideal é arrancá-los pela raiz, assim você minimiza as chances desta praga em específico voltar a crescer. Mas não se iluda, você arranca aqui e ela ressurge ali. É um circulo chato, eterno, totalmente sem graça e cansativo. Em época de sol pela manhã e chuva no fim da tarde então, nossa, em uma semana surgem toneladas de matinhos.

Você vai lá dar uma olhada nas lindinhas e estão lá todos os intrusos, os trevinhos, trevões, verdes, roxos (não de quatro folhas não tem), as mini florestas, os compridos, os rasteiros, aff.... haja persistência....


Mesmo que você compre terra nova, troque tudo, cedo ou tarde as ervas daninhas darão o ar da graça. Vêm sementinhas nos sacos de terra, que germinam assim que expostas a luz e umidade.

E não vai pensando que o passarinho, aquele sabiá malandro, vai levar os matinhos para construir o ninho, nãaaaaaaao, o passarinho é chic minha gente, ele vai continuar levando as raízes, a flor de maio, a orquídea, os brotinhos de pimenta...

“Dizem” que a terra escaldada fica isenta de ervas daninhas que possam estar contidas, ou seja, você “enxagua” a terra com água fervendo. Dependendo da quantidade de terra é possível se dar a esse trabalho, dependendo não rola né. Existem também uns agrotóxicos para jogar na terra e acabar com as ervas daninhas, mas eu particularmente, acho que podem acabar com as plantas também, com as minhocas, sei lá. Prefiro não usar.

Bom, daí você acordou naquele sabadão de sol, clima gostoso, bem propício para arrancar matos. Legal. Arranca pela raiz, arranca, arranca, e então você se depara com batatinhas! Sim, batatinhas, milhares, bilhares, trilhares de sementes se esparramando por debaixo da terra, e seus olhos nunca tinham visto, seu coração nunca tinha sentido a presença delas! Daí você olha para o gramado, recapitula o trabalho que dá cuidar dele, e fica imaginando “Quantas zilhões de batatinhas tem nessa terra que vão germinar? Devo chamar o pedreiro e mandar cimentar tudo? Que tipo de animal se alimenta de mato e batatinhas?” Enfim, continuamos sem respostas, você pega uma pazinha e um saco, e tenta remover o máximo de batatinhas encontradas, afinal você as encontrou!


E falando bem sério agora, se você não remover os matos e ervas daninhas da terra, eles vão dominar todo o espaço e acabar com as suas plantas.


Mas a batalha não está ganha, muito menos a guerra, porque as ervas daninhas, meus queridos, não tem fim!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário