Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Uma guerreira chamada Bruna Oliveira

Conheço a Bruna desde 2009, quando ela estava no 2º ano da Universidade. Por três anos, foi minha aluna na graduação e ainda fez mais um ano de Aprimoramento na disciplina de Mercado e Consumo.

Sempre conversamos muito sobre projetos, design, vida, futuro, profissão, etc. Eu gosto de conversar com ela, e acho que a recíproca é verdadeira rs... Uma das coisas que me cativa na Bruna é a forma como ela encara a vida. Está sempre pronta para tudo. Ela encara qualquer desafio. Ela corre atrás, estuda, é dedicada e faz acontecer. Um perfil muito raro, atualmente, termos jovens assim pró-ativos, decididos e persistentes.

Esse post não é um puxa-saquismo barato, um “escreve lá pra ocupar espaço”. Estamos passando por um momento em que as pessoas estão muito egoístas, fazem o mínimo possível (as vezes nem o mínimo), a preguiça se instaura em todos os lugares. Quando temos contato com pessoas batalhadoras, acho que vale a pena reconhecer isso J

A Bruna é muito tímida. Sempre preferiu fazer os projetos acadêmicos sozinha. Alguns não saíram do jeito como tinha imaginado, porém a maioria alcançou ótimos resultados. O Trabalho de Conclusão de Curso foi um arraso.

Em meio a tantos afazeres universitários, responsabilidades no emprego, uma casa para sustentar, ela ainda encontrava tempo para participar de concursos. Persistência, sempre. Não me recordo se chegou a vencer algum, mas não tem a mínima importância. Ela participava, fazia o projeto exclusivamente para o concurso, de acordo com o briefing. Nunca estava satisfeita, achava que podia fazer melhor. Hoje, você comenta com um aluno sobre concursos, ele olha para sua cara com as sobrancelhas erguidas e diz “não dá tempo não, prô”.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ela também fez sozinha. Não tive dúvidas que ela conseguiria, sempre foi muito dedicada. O objetivo era retrabalhar graficamente o livro História sem Fim, um clássico da literatura infantil, do escritor alemão Michael Ende.



Ela desenvolveu e ilustrou duas capas diferentes, as capitulares e os ornamentos de página (que se alteram conforme o andamento da história). Link do projeto http://www.behance.net/gallery/The-NeverEnding-Story/3495079

No dia da apresentação ela estava tão nervosa, mas tão nervosa, que eu estava quase me oferecendo para apresentar o projeto por ela hahahahahahaahha Foi sucesso total! A banca avaliadora elogiou o projeto, a finalização, a seriedade com que ela encarou esse trabalho. Provavelmente ela não se lembra dos comentários, tamanho era o nervosismo.

No ano seguinte, 2012, ela me acompanhou como aprimoranda numa disciplina do 4º ano. O projeto de pesquisa resultante dessa vivência teve como tema “O mercado voltado para a geração Z”, um dos conteúdos que trabalhamos em aula. Muito material interessante foi levantado e discutido para compor a monografia. Por ser um tema atual, que eu me identifico também, as orientações fluíram com muita sintonia. E com a dedicação da Bruna, não tinha como ter sido melhor.

Monografia devidamente escrita, ilustrada, diagramada, impressa e entregue. Um arraso! Outro sucesso. Além do texto bem escrito, com os pensamentos amarrados, o material foi todo ilustrado por ela. Foi muito bacana ter acompanhado esse trabalho.

Admiro demais essa garota, que luta muito para conseguir o que quer. Desejo do fundo do meu coração que você, Bruna, consiga alcançar todos os seus objetivos, e que eles realmente valham a pena. Você merece!



Segue link do portifolio para quem tiver interesse em conhecer mais sobre o trabalho de Bruna Oliveira.





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário