Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O aborto da orquídea

Como já comentei em outro post. Nunca mecha em planta que está florindo.

Comprei algumas orquídeas do Orquidário Maripá (https://orquidariomaripa.com.br/). Aliás, recomendo muito. Chegou tudo certinho conforme previsto, envio via sedex, as mudinhas todas úmidas enroladas em jornal, um folhetinho explicativo sobre como lidar com as bichinhas, um cuidado só.

Muito bem. Umas das aquisições foi uma Phalaenopsis branca, com promessa de flores em breve. Até aí, tudo bem. Coloquei a bichinha no substrato de casca de coco, bem lindinha, e coloquei no banheiro. Pensei: “Nossa, quando der flor vai ser um escândalo”.

Beleza. Começou a subir a haste floral e eu quase não me contive de alegria “Vai dar flor, vai dar flor!”. A haste foi subindo, subindo, e eu ainda não tinha montado o suporte para prender a haste. Daí que a anta resolveu então, tirar tudo do vaso, colocar o suporte, fixar no fundo e prender a haste. E a orquídea abortou os botões. Sim, caros leitores, chorem, a orquídea abortou os botõezinhos. E eu fiquei bem chateada.

Fui pesquisar nessa maravilha chamada internet a causa, motivo, razão e circunstância de tal acontecido. Chamem o Datena e me dê ibagens!



Quando a orquídea está com botões ou haste floral, não se pode mexer nela, ainda mais com violência como eu fiz. Tipo, tirar do vaso, virar pra lá e pra cá. A planta entende que está acontecendo algo estranho, perigoso no meio e aborta as flores e botões como forma de preservação. Ela elimina o que não tem importância para manter vivo o principal.

Isso acontece também se mudarmos a planta de lugar e ela sentir alteração de luminosidade, e no caso de ventos fortes ela também pode abortar os botões. Gente, eu não sou especialista hein, não passo nem perto disso, sou só curiosa mesmo.

Resumo, os botões secaram e caíram, a haste continua lá, a planta deu uma estagnada no crescimento. Continuo adubando e aguando conforme recomendações profissionais kkkkk

E continuo na esperança de ver as flores dessa lindinha, afinal, esperança é a última né.....



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário