Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que te motiva?

Por qual razão você se levanta todos os dias às 6 da manhã, engole um café rápido, pega um trânsito do capeta, chega no trabalho depois das 8:30, aguenta chefe mala, gente chata, não vê a hora de ir embora.... pra que? Já parou para pensar nisso? Por que você faz isso todos os dias?

Um minuto de pausa para reflexão...



O que te motiva a viver, trabalhar, cuidar das suas coisas? Qual sua importância para a sociedade? Qual sua contribuição? O que de bom você faz na vida?


Seria este um texto de auto-ajuda? Estaria eu tentando me passar por psicóloga? Hahahahahahahahahaha   Claro que nãaaaaaaaao..... Só estava pensando nisso esses dias.


Vai chegando o fim do ano e aquele balanço geral é necessário. O que eu fiz de bom esse ano? O que eu pretendo fazer ano que vem ou o próximo? Continuo nesse emprego ou vou vender coco na praia? Caso ou compro uma bicicleta?


Uns dias atrás um aluno me chamou para conversar. “Professora, eu tava lendo o material que a senhora passou, e tava pensando..........” Apesar do material ser passado aula a aula e o ideal ser o aluno ir lendo durante as semanas para acompanhar o conteúdo durante as aulas, eu não entrei nesse mérito. O garoto desenvolveu o raciocínio. “Queria saber se o que eu pensei está certo, professora”. TÁ CERTÍSSIMO!!!!!!!! Fiquei até emocionada.

ISSO me motiva. Perceber que mesmo tarde, o conhecimento chega ao seu destino. Quando se trabalha em salas muito lotadas, a dispersão é inevitável. E os 10% que estão ali com o objetivo de absorver esse conhecimento, dispostos a aprender, lutam contra a dispersão e o cansaço.

O garoto continuou “Agora que eu estou quase no fim da faculdade é que eu entendo um monte de coisas que foram ditas nos primeiros anos. Agora eu sei o que eu estou fazendo aqui”. Quase chorei.

Missão cumprida com esse aluno. Me motiva a continuar na luta, me traz esperança, diante de vários outros que cumprem tarefas apenas pela nota, esse integrante dos 10% foi salvo.

Os ex-alunos que voltam ao curso dispostos a aprimorar conhecimentos em alguma disciplina me motivam. O interesse pela pesquisa, pelo estudo, pelas possibilidades de atuação na área, as discussões que temos sobre a vida profissional e acadêmica, me motivam a continuar e a melhorar. São situações pontuais que dão gás no trabalho, que injetam aquela energia benéfica que salva a vida rs....


Quais os frutos do seu trabalho? Não somente do trabalho profissional. Seu trabalho inclui educar os filhos, adestrar um cachorro, uma calopsita ou duas rs..., cuidar de seus pais, dentre tantas outras coisas que fazemos no dia a dia. Você está semeando de forma a ter bons frutos?

Você está cultivando alguma coisa?!



Pense nisso...




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário