Páginas

sábado, 24 de setembro de 2016

Os cogumelos que nascem na grama, no vaso, na parede...

Os cogumelos que aparecem na grama, no vaso ou até na parede (sim!) sinalizam excesso de umidade e solo bem adubado. Geralmente aparecem no dia seguinte do corte de grama, se molharmos em seguida.


Em vasos que se rega muito também aparecem. Quanto mais matéria orgânica e umidade, maior chance de nascerem cogumelos. A única ressalva que podemos fazer nesse caso é sobre o excesso de regas nos vasos, o que pode apodrecer as raízes, e isso não é nada bom. Portanto, se aparecer cogumelo no vaso, diminua as regas.



Esses fungos não prejudicam em nada a planta, e duram um dia só, morrendo ao anoitecer. E não são comestíveis... pelamor!



Cobertura seca orgânica, cobertura morta ou mulch

As plantas que vivem aí soltas na natureza, nas florestas, não têm um jardineiro que passa de tempos em tempos borrifando adubo, colocando bolinhas no solo, pastilhas, nada disso. Elas são autossuficientes. A fertilização do solo é feita através de folhas e restos vegetais que caem no chão e, depois de sofrerem decomposição, se transformam em nutrientes para as plantas, que novamente formarão galhos, folhas e flores, que de novo cairão no chão e o ciclo continua.

A esse processo a biologia deu o nome de mulching (do inglês mulch, matéria vegetal em decomposição).



Se você tem um jardim ou quintal, deixe as folhas e flores que caem das plantas depositadas na terra ou na grama mesmo. O acúmulo de folhas e flores secas e também murchas servem como fertilizante natural para o terreno. Esse material vai se decompor com o tempo e os nutrientes vão retornar ao solo e alimentar as plantas do jardim. Na maioria das vezes, isso dispensa o adubo.



Materiais orgânicos de qualquer natureza sofrem a ação dos microorganismos e do tempo. Vale inclusive cascas de frutas, legumes, casca de ovo é excelente, vale até grama seca. Você pode usar folhas inteiras ou picadas, o que acelera o processo de decomposição. Deixe uma camada generosa, suficiente para cobrir toda a terra aparente e mantenha as regas e cuidados de sempre. Depois de um tempo você vai perceber que a superfície da terra mantém sempre o aspecto de úmida e saudável; é só afastar as folhas para constatar.




Manter a cobertura do solo é importante para prevenir o ressecamento e evitar que ele perca nutrientes, que desaparecem pela ação do sol e do vento. A chuva leve não causa nenhum dano à superfície desnuda do solo, a água penetra para as camadas mais profundas. Mas as chuvas e ventos intensos podem arrastar quantidade significativa da camada superficial da terra com maior teor de matéria orgânica.



Independente de a planta estar em vaso ou no solo, a terra precisa da proteção de coberturas secas para evitar que a perda de água por evaporação seja muito grande. Essa cobertura geralmente é feita com argila expandida, pedriscos, cascalho, brita ou similares. Mas se podemos utilizar um material que a própria natureza oferece, por que não?! Portanto, deixem a natureza cumprir seu sábio papel e não retirem as folhas secas do terreno ;)