Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Design em Maio

Prêmio Novelis de Sustentabilidade
Reconhecerá soluções criativas que promovam a aplicação do laminado de alumínio, ampliando o uso desse metal, que é infinitamente reciclável.

Categoria Inovação Sustentável: reúne segmentos de mercado em que há possibilidade de aplicação de laminados de alumínio, logística reversa da sucata e reciclagem do metal.

Categoria Arte na Lata: premiará a habilidade artística do participante.

Inscrições até 3 de maio de 2015
Envio de projetos até 7 de junho de 2015

Mais informações em: http://www.premionovelis.com.br/



Prêmio Bim.Bon 2015 | Arquitetura e Design de Produto
O desafio na categoria arquitetura é projetar uma habitação inovadora, que concilie industrialização do processo construtivo, adaptabilidade para diferentes contextos, polivalência espacial e economia de recursos financeiros e naturais.

Já na categoria design de produto, o concorrente deve desenvolver um projeto que reúna inovação, adaptabilidade a diferentes ambientes/usos, atenção ao ciclo de vida completo dos materiais e racionalização do processo produtivo, com especial atenção para economia de recursos financeiros e naturais.

Inscrições até 5 de maio de 2015
Mais informações em: http://www.bimbon.com.br/premio



Prêmio ABD Novos Talentos 2015 | Design de Interiores
O Tema do Prêmio ABD Novos Talentos para 2015 é: Escolha seu Cliente

Os participantes deverão escolher um cliente, elaborar de forma detalhada o briefing/perfil deste cliente e desenvolver o projeto de um apartamento da MaxHaus de 70m2 da incorporadora Max Casa.

Inscrições até 31 de maio de 2015
Mais informações em: http://www.abd.org.br/abd/premio-novos-talentos.aspx


Prêmio Estampa Brasil 2015
Este concurso visa oportunizar a estudantes, artistas, profissionais do design, áreas afins e demais interessados a possibilidade de apresentar seu trabalho na arte de criar estampas. O concurso terá abrangência nacional e estará dividido em três categorias, com duas qualificações: estudante e profissional. Serão três selecionados em cada categoria e qualificação que participarão de uma grande exposição em São Paulo, seguindo depois para Porto Alegre, no mês de outubro de 2015.

As categorias para a 3ª Edição Prêmio Estampa Brasil são:

AMAZÔNIA, O JARDIM BRASILEIRO (água, vida, flora, fauna ligadas a região)

CARNAVAL, UM BRASIL DE CORES (movimento das cores, alegria, penas, paetês, frutas)

BRASIL, UM MOSAICO DE CULTURAS (retratar o artesanato, a culinária, danças, folclores, vestuário dos povos que compõem o país).

Inscrições até 31 de maio de 2015
Mais informações em: http://www.premioestampabrasil.com.br/



10o. Prêmio Tok&Stok Design Universitário 2015
O objeto do concurso é a criação de um móvel sob o tema “CADEIRA”

Este produto deverá apresentar as seguintes características:

- Utilização de até três matérias-primas para a sua construção, baseando-se na proporção abaixo:
- 80% “MADEIRA”, incluindo as espécies de madeira maciça e o grupo de derivados da madeira classificados como EWP (Engineered Wood Products);
- 20% “OUTROS MATERIAIS”, incluindo as classes de polímeros, metais, fibras naturais e sintéticas, entre outros;
- Não serão contabilizados aqui sistemas de fixação, parafusos e cola.
- Conter em seu conceito uma filosofia adequada aos princípios que regem a Tok&Stok: contemporaneidade, jovialidade, minimalismo, solução, preço adequado ao público alvo, condições de armazenagem, entrega e retirada pelos clientes.

Inscrições até 30 de junho de 2015
Mais informações em: https://www.tokstok.com.br/PremioTokStok/pagina.jsf?idPagina=318



20o. Concurso Deca Estudos de um banheiro
Banheiro de casal jovem sem filhos, padrão classe média. Levantar planta existente desta unidade de moradia e fazer proposta de reforma/retrofit. Levar em conta questões de uso racional da água.

Retrofit de banheiro de apartamento anos 60, ícone da arquitetura brasileira (tipo Bretagne, Cinderela, etc.) - estudo da planta original e dos banheiros existentes e proposta de atualização destes em perder de vista o local onde está inserido. Levantar planta existente desta unidade de moradia e fazer proposta de reforma/retrofit. Levar em conta questões de uso racional da água.

Inscrições e envio dos projetos até 13 de julho de 2015
Mais informações em: http://www.decaclub.com.br/estudos2015/


quarta-feira, 25 de março de 2015

O enterro dos ovinhos

Tive que enterrar L As calops não deram a minha trela para os ovinhos, não botaram mais, nem entraram no ninho.

O lance delas é destruir a caixa do ninho. É a isso que elas se dedicam agora: bicar e arrancar pedaços da caixa. Ok. Não vou comentar essa parte.

Mas os ovinhos ficaram lá sozinhos, elas nem foram ver nem nada. Dai resolvi que era hora de dar um fim a eles (com muita dor no coração rs....)

Não tive coragem de jogar no lixo, nem de fazer um omeletinho hahahahahaah então eu enterrei, mas antes eu quebrei pra ver o que tinha dentro. HÁ! Uma geminha e uma clarinha hahahaahahaha



Tá enterrado.



quarta-feira, 4 de março de 2015

Design em Março

Prêmio Tok&Stok de Design Universitário
Tema Cadeira
Até 30 de junho de 2015: inscrições e envio de projetos
Agosto: avaliações
Novembro: cerimônia de premiação

Mais informações em: https://www.tokstok.com.br/PremioTokStok/pagina.jsf?idPagina=318



Expo Revestir - Feira Internacional de revestimentos 
O maior evento de soluções em acabamentos da América Latina:
- Materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construtoras
- Informações e oportunidades de negócios para revendas de material de construção
- Tendências e debates com experts mundiais na 13º edição do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção

Transamérica Expo Center
Av Dr Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro
De 3 a 6 de março de 2015

Mais informações em: http://www.exporevestir.com.br/2015/



Battle of Concepts - Albert Einstein 
Como será o leito (quarto) do futuro? Objetivo da batalha Imaginar o leito (quarto) do futuro para que o mesmo promova o aumento da sensação de bem estar do paciente oncológico.



domingo, 1 de março de 2015

A Bromélia vai dar flor

Depois de 38 mil anos que eu comprei essa planta, finalmente ela vai dar flor!

Eu comprei dois vasinhos de bromélia e já estavam com flores, lindas, gracinha de tudo. Não foi há 38 mil anos, mas há 3 com certeza.


Ai que coisa mailinda!

Bom, estavam lá lindinhas, florzinhas amarelas, beleza, passou, secou, e ficaram só as folhas, e brotos, isso sim, muitos brotos, brotos. Replantei em vários vasos, porque os originais ficaram pequenos, fui separando conforme foram crescendo. E flor que é bom nada.

Morreram vários brotinhos desses replantados. Afogados, apodreciam, ou não criavam raiz e morriam.

O mais incrível é que na internet os especialistas dizem que a bromélia é uma planta fácil de cuidar, que não precisa de muita coisa, não precisa regar e blablabla que ela se vira sozinha e blablabla mew.... a bicha morre e não dá flor! Assim não quero L

Bom, mas eu sou persistente e não jogo planta fora. Nem as mortas. Tenho dó. E fui mudando o substrato, o vaso, o lugar enfim.... até que eu tinha vasos suficientes para tratar cada um de um jeito e ver o que dava mais resultado.

Primeiro vamos analisar o que dizem os especialistas:

- são plantas epífitas, ou seja, vivem apoiadas em outras plantas, mas não as sugam, podem ser fixadas diretamente em troncos ou fibra de coco. (Tentei fazer isso e não deu certo.);

- cultivar em solo de fácil drenagem, não deixar as raízes encharcadas. (Aí sim, fiz isso e melhorou, misturei as bolinhas de argila expandida, areia, terra, pedacinhos de madeira, tudo para o solo não ficar encharcado.);

- outra dica é sempre agrupar as bromélias com plantas que exigem os mesmos cuidados que elas. (As orquídeas! Estão juntas, são amigas, o mesmo solo, o mesmo sol, a mesma água, daí deu certo.);
- não encharcar o solo, colocar água na roseta e borrifar as folhas, não molhar a base da planta. (Isso eu me esqueço de fazer, por isso as que estão dentro de casa estão daquele jeito neam.... As que estão fora de casa acumulam água da chuva, agora que chove, e como o solo está bacana, a água desce e não fica acumulada, então elas pararam de apodrecer);

Péra! E a dengue nessa água acumulada aí?! Achei uma explicação tão linda, quase chorei:
“Na água armazenada na roseta das bromélias ocorre uma sucessão intensa de formas de vida. O resultado é uma calda repleta de organismos que competem entre si, numa interdependência ecológica, dificultando a sobrevivência das larvas do Aedes aegypti.” 

Bom, o que mais?!

- não enterrar demais a planta, manter a base das folhas acima do solo. (Beleza, fiz);

- não usar um vaso muito grande, pois pode manter muita umidade nas raízes. (é, faz sentido);

- bastante claridade com luz difusa. (Hummmmmm complica hein, tenho dois vasos dentro de casa, perto da janela, e não estão láaaaa aquelas coisas, estão vivas, mas nunca floriram. Agora, as que estão do lado de fora, junto das orquídeas, pegam mais claridade, um pouco de sol direto, mas não suficiente para queimar ANDDDDDD flores!);

- não precisa podar! (Claro que não, vai podar o que!?);

- adubo NPK 10-10-10

Resultados:

As plantas que estão do lado de fora, com as orquídeas, estão melhores que as que estão dentro de casa. Eu acho que pegar um vento faz bem para as plantas, essa sensação de natureza real, sabe. Dentro de casa é tudo muito controlado, não venta, não chove, não tem luz suficiente, não tem os insetinhos lá que trazem e levam coisas, enfim....

As orquídeas que florescem também estão do lado de fora, ou na janela da cozinha, que é aquele lugar abençoado por Deus e bonito por natureza.

A que está com botão está do lado de fora e eu estou muito feliz! As que estão dentro de casa, eu preciso lembrar de borrifar água, porque o calor está de matar.

Depois eu posto foto das flores.


Essa coisinha aí dentro um dia será uma flor




A planta tapete floriu

A alegria! O sucesso! É o sentimento que vem quando uma planta floresce! E por que tanta euforia?! Porque a planta é chatinha pra caramba e a chance de não dar flor era enorme hahahahahahha (ler a historia completa aqui e continuação aqui)

Eu achei que não ia acontecer, mas aconteceu. A planta tapete floriu! E por que eu achei que não ia florir?! Porque a planta da mãe da Mayara já tinha dado flor e a minha nada ainda!!!!

Ela estava dentro de casa, conforme orientações sobre o frio e blablabla. Enfim, veio o calor e eu pendurei o vaso na janela da cozinha. O melhor lugar da casa para as plantas, elas adoram e eu também. Como as folhas não podem ser molhadas, porque apodrecem, experiência própria, eu pendurei num canto que não pegasse tanta chuva, nem queimasse do sol, enfim, pendurei a bicha lá e fui acompanhando.

Até que um dia Mayara me escreveu, perguntando da planta e tals, e eu falei que não tinha flor. Me senti fracassada obviamente L Mas daí eu fui lá conferir e tinha um treco estranho. Pensei: “Issae deve ser botão de flor!” Vamos acompanhar.


E depois de uns dias abriu a florzinha! E depois outra e mais outra. Umas três ou quatro ao mesmo tempo. Feliiiiiiiiiiiiz!!! São vermelhinhas.



❤❤❤