Páginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Presentinho 2

Adivinhem o que eu ganhei da minha sogra?

******* A FLOR DO NATAAAAAAL ********


Eu chamo de flor do natal, mas é o bico de papagaio, poinsettia, cientificamente Euphorbia pulcherrima.
Originaria do México, é uma planta que pode ficar em ambiente externo, mas não suporta muito calor, ela murcha com facilidade. Precisa de bastante luz, caso contrário as folhas amarelam. Molhar somente a terra (não as folhas) quando estiver seca. Solo solto, com boa drenagem.
O grande “problema” dessa planta é que gostamos dela com as “flores” vermelhas. Na verdade são folhas modificadas. As flores, mesmo, são pequeninas e estão dentro dessas folhas modificadas. Chamadas de brácteas, essas folhas se modificam para atrair a atenção de polinizadores, já que as flores propriamente são quase imperceptíveis.


Mas voltando, gostamos das folhas vermelhas, as compramos assim no natal, e tal, tudo lindo e feliz, e depois elas ficam totalmente verdes. E todos choram! L As folhas vermelhas aparecem no inverno, quando os dias são mais curtos. Conseguimos comprá-las vermelhas em dezembro, porque os produtores as deixam em ambiente controlado para venderem no natal.

“Dizem” que se você deixar a planta sem luz por 14 horas diárias durante o outono, na primavera as folhas vem vermelhas. Como é a primeira dessa espécie que eu tenho, não posso dizer se procede J Mas vamos tentar!


Uma curiosidade que temos que tomar cuidado, quando cai uma folha ou um galho, e principalmente durante a poda, ela solta um látex branquinho que pode causar alergia na pele. Obviamente que eu não sabia disso e botei a mão onde não devia, sorte que não deu nada.



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Presentinhos

Ganhei de uma aluna fofa *-* um presentinho ontem, uma caixa ROSA (entendedores entenderão) e quando abri...  HÁ!!! PLANTINHAS!


 Eu amei . Nessa época do ano, aluno só procura professor para reclamar de nota L

Então vamos aos fatos: Planta tapete e dedinho de moça.

Planta tapete, cientificamente Episcia cupreata. As folhas são lindas, metalizadas e nascerão florzinhas ❤  Luz direta pela manhã, não tolera sol quente, não molhar as folhas, solo com boa drenagem, manter úmido. Tomara que sobreviva!

Dedinho de moça, cientificamente Sedum morganianum. Essa é fácil, suculenta. Sol direto, pouca água, solo com boa drenagem. Essa vai bem com certeza.


Adorei o presente! Cuidarei com carinho! 


ps: a mãe da Mayara mandou as seguintes recomendações:
1) não deixar as plantas sozinhas
2) converse com elas

Eu acho válido! kkkkkk



sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Livro “Foras da lei”

“Foras da lei barulhentos, bolhas raivosas e algumas outras coisas que não são tão sinistras, quem sabe, dependendo de como você se sente quanto alugares que somem, celulares extraviados, seres vindos do espaço, pais que desaparecem no Peru, um homem chamado Lars Farf e outra história que não conseguimos acabar, de modo que talvez você possa quebrar esse galho.”

GENTE! ISSO TUUUUUDO É O NOME DO LIVRO! Amei demais! 

Taí outra compra motivada pela capa. Depois me encantei pelo nome. Quando chegou então....
 

Não preciso dizer mais nada ne?!

PRECISO!!!!

Esse livro está na lista das minhas melhores aquisições. É um livro que te surpreende a todo instante. Quando você começa a manusear, as sacadinhas vão tirando sorrisinhos laterais do seu rosto. É da Editora Cosac Naify e custa 50 dilmas.

ATENÇÃO! SE VOCÊ PRETENDE COMPRÁ-LO NÃO CONTINUE LENDO ESTE POST, PORQUE VOU CONTAR quase TODAS AS SURPRESINHAS QUE TEM NELE [sacanaaaaagi]

São inúmeros itens que me fazem cada vez mais apaixonada por esse livro.

1. Como já disse me apaixonei pela capa. Muito bem, eis que a capa na verdade é uma sobrecapa, linda. No verso tem o início de um conto e o autor pede para as pessoas terminarem a história e enviar para ele! Achei o máximo! Eu não vou mandar, porque senão fico sem a sobrecapa L


 2. Ainda no assunto capa... E NÃO É SÓ ISSO! SE VOCÊ RETIRAR AGORA A SOBRECAPA RECEBERÁ INTEIRAMENTE GRÁTIS UM ABACATE ASSASSINO!!! Isso mesmo minha gente, um monstro verde medonho pedindo um abraço. FOFO! #SQN “Me abrace.” em relevo seco.


 3. São 11 contos de autores diversos ilustrados por artistas diversos, todos reconhecidos pela qualidade do trabalho. E realmente, as histórias são apaixonantes e as ilustrações são excelentes. Originalmente, os textos foram escritos em inglês e a tradução é ótima. Os contos têm uma pitada leve de humor e um Q de “mundo estranho”. É aquele tipo de livro que permite a leitura fora de ordem, mas que a gente não larga por nada, lê até acabar.


4. “Spoony-e & Spandy-3 contra as hordas roxas.” Esse é o título de um dos contos, e eu separei aqui na lista de coisas apaixonantes, por conta da forma como a história é apresentada ao leitor. O conto inteiro é ilustrado com a foto da cara de um gato em um personagem e a foto do rosto de um bebê no outro. Eles estão numa luta contra as hordas roxas que são tipo umas amebas. Apesar do gato ser, como posso dizer, muito grosso e ignorante com o bebê, o diálogo entre eles é muito fofo MESMO e o final é feliz!  


 5. E para finalizar a lista de lindezas o que temos? Palavras cruzadas tremendamente difíceis. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMEI! Ainda não tentei fazer, na verdade não terminei de ler o livro, mas as questões das palavras cruzadas são relacionadas ao conteúdo das histórias, ou seja, se não ler com atenção, não consegue fazer hahahahaahha


 Esse livro eu recomendo para ter, ter um só para você, com egoísmo assumido, porque é muito divertido, cativante e você pode fazer as palavras cruzadas inteiras sozinhooooo. Natal taí, amigo secreto, aquela coisa toda, peçam.... Aproveitem!


❤❤❤



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Hortinha em casa

Todo mundo deseja uma hortinha em casa. É gostoso ter ervas frescas SEM AGROTÓXICOS seja para preparos culinários seja para chás e infusões.

O grande problema (e é um problema mesmo) da hortinha em casa é que ela precisa receber sol. Algumas ervas precisam de sol DIRETO, não bastando iluminação filtrada pela janela.

A maior frustração das pessoas é comprar as mudas, plantar com todo amor e carinho, e aí as bichas morrem, principalmente quem mora em apartamento, e não tem uma sacada ou janela ensolarada.

A hortinha precisa de sol e água. Pode ser plantada em qualquer tamanho de vaso, floreira, até copo de requeijão! Mas do astro Sol não dá para abrir mão... E não pensem que vocês precisam ir até um Garden, comprar as mudas e blablabla. Do maço que se compra em feira ou mercado (desde que seja fresco), basta retirar um galhinho, colocar num copo com água e pronto. A mágica está feita. Em questão de dias as raízes novas começam a nascer e as folhinhas a brotar. Pode-se deixar no copo (é importante trocar a água frequentemente) ou transplantar para um vaso com terra.

Dá para fazer isso com manjericão, orégano, hortelã, salsinha, cebolinha, enfim, com qualquer erva que você costuma comprar.


Eu coloquei um galhinho de hortelã no copo com água, e vejam o tamanho que ela já está, cheia de raízes.

Uma questão chatinha de manter a erva na água, é que o crescimento é bem mais lento em comparação à terra. Mas para deixar na janela da cozinha, ali meio despretensiosa, é totalmente válido!


Testem! Façam suas hortinhas orgânicas! E sejam felizes nesse mundo de aromas e sabores!



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

U.T.I. para orquídea – Resultado 2

A famosa Phalaenopsis que está na U.T.I. está dando tímidos resultados.
Está nascendo uma folhinha nova, mas nada de raiz por enquanto. Ela continua na garrafa até eu sentir mais firmeza na saúde dela hahahahaha


Já o tão famoso bulbo está com muita dignidade agora. Terá alta essa semana. Ainda não vou retirá-lo totalmente da garrafa (porque estou sem tempo de mexer nisso agora), só vou deixar destampado. Depois eu transplanto para um lugar definitivo.



Resultados positivos com essa U.T.I., viu. Recomendo !