Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

HÁA! Salvei um cacto!

Lembram-se daquele cacto que eu quase matei?! (relato aqui) Ele está num vaso junto com outros amiguinhos. E estavam todos bem até queeeeeeeeeeeeeeeeee.....
  
A palma aí começou a arriar.

Achei que era falta d’água que estava desidratando fazendo-a curvar. Passei a borrifar um pouco de água, mas nada mudou. Na boa, cacto não morre por falta de água. Lembrem-se sempre do habitat natural dele. Apesar de várias pessoas dizerem que mataram cactos por falta de água.... mas enfim.

Mexi na terra para ver se tinha algum bicho. Nada. Tudo normal. Nada podre.

Ele ficava numa janela pegando sol indireto o dia todo. Sol filtrado pelo vidro. Não tinha como ser falta de sol!

Não sabia mais o que fazer. Estava cansada, magoada, exausta. Canta Tim!

Até que um colega deu o veredito. “É FALTA DE SOL. Troca o vaso de lugar.”

Muito bem. Vou tentar, afinal, não tinha outra opção. Coloquei do lado de fora da janela, onde pega sol direto.

J J J

Em 2 dias o bicho ficou de pé! (acho que só funciona para cactos, ok meninos)


Aproveitei o sucesso e coloquei no sol, também, um outro cacto que foi criado perto de um vitrô e cresceu moldado pela inclinação do vidro. Judiação! Era tortinho... rs... Ao contrário do clássico “Pau que nasce torto nunca se endireita.”, cacto se endireita, sim!

Ainda dá pra ver a corcundinha

❤❤❤

Feliz com os salvamentos!



Salve suas plantas! Repelente natural para insetos diversos

Não é veneno, porque não mata os bichos, só espanta, o que já é muita coisa!

Para insetos diversos, porque nem sempre sabemos o que está jantando nossas plantas amadas. Se é lagarta, formiga, besouro, pulgão, cochonilha, fungo, bactéria, vírus, stress hahahahaahhahha

Quando sabemos ao certo a causa do problema, é fácil encontrar produtos específicos para dar um jeito, mas quando não sabemos fica complicado. E ainda, no caso de hortas e frutíferas, não podemos usar produtos químicos tóxicos nas coitadas, porque vamos comê-las-las-las.

Qual o lance desse repelente?
Como já escrevi, ele não mata ninguém, só espanta. A mistura é tão horrivelmente horrível, de gosto, que os bichos perdem o prazer em destruir seu jardim e vão procurar outra coisa mais saborosa para comer.

CHEGA DE BLABLABLA ME DÊ LOGO A RECEITA DO SUCESSO!

Mão a obra!
A receita é feita em 2 partes e depois junta tudo numa garrafa de 2 litros.

1ª parte
1 pimenta vermelha grande (a mais ardida que você encontrar)
1 cabeça de alho (a cabeça inteira, não só um dente)
500 ml água
Bater tudo no liquidificador. Coar. Reservar.

2ª parte
1 pedaço de sabão de coco ralado (pedaço de mais ou menos 2cm quadrado)
Diluir em um pouco de água morna.

Quando tudo estiver pronto, coado e lindo, colocar na garrafa completar com água até chegar em 2 litros. Esconder na lavanderia, escrever FIQUE LONGE DISSO na garrafa. Vai que você se engana e lava o banheiro com essa mistura hahahhahahahahah


Procedimento:
Borrifar nas plantas a noite. TEM QUE SER A NOITE, senão as folhas queimam. Se der, borrifar dos dois lados da folha, no caule, em todas as partes. Pode ser usado em todo tipo de planta, flores, hortas, frutíferas, sem preconceito, sem medo de ser feliz.

Dar uma olhada nas suas plantinhas a noite é maravilhoso porque é nessa hora que os fregueses aparecem para o jantar e você já consegue se livrar de alguns deles.

Pode aplicar uma vez por mês. A mistura só sai das folhas quando molhadas, ou seja, se chover ou se você regar as plantas com mangueira é bom aplicar novamente.

Nenhuma planta morreu ou foi abalada com a aplicação da mistura. Estão todas normais.

A mistura não é tóxica, então se você tem criança, gato, cachorro, periquito, papagaio, tartaruga, porco, chinchila, ou qualquer outro ser curioso, pode ficar tranquilo que ninguém corre perigo.


Resultados obtidos:
1. Muito bem, sucesso absoluto na luta contra besouros (sim, eles estavam comendo minhas plantas). Encontrei 2 quando fui borrifar a mistura.

2. Sucesso no manjericão contra insetos diversos. Eu não sei o que tinha lá que comia as folhas, mas sumiu.

3. Sucesso na hortelã. Tinha umas coisas estranhas lá comendo as folhas também. Sumiram.

3. Sucesso na roseira que estava com pulgão. Sumiu.

4. Sucesso no bamboo que também estava com pulgão. Já era.

5. Sucesso relativo nas florzinhas genéricas que tinham lagartas. Lagarta é complicado, mas estamos na luta.


Fracassos:
Não obtive sucesso na luta contra as formigas. Se bobear elas até curtiram a salada com alho hahahahahahahahaah



E se nada der certo, faz um banho de descarrego com isso daí que deve ser bom também hahahahahha




segunda-feira, 11 de novembro de 2013

U.T.I. para orquídea – Resultado 1

Eu tinha um bulbo sem raízes, sem folhas, sem perspectiva na vida. Coloquei-o-o-o-o-o na U.T.I., do meu jeitinho (instruções aqui). O bicho tá lá na garrafinha, quietinho.

Muito bem, eis que se passaram o que, uns 40 dias, mais ou menos. Fui lá averiguar a situação.

E olha o que aconteceu!!!!!!!!

Tchanaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaan

Um filhotinho!!! Um não, DOIS, mas o outro é muito minúsculo ainda, não registrei. Quando eu fiz essa U.T.I. pensei que nasceriam raízes e folhas novas, não brotos!

Ele continua na garrafinha. Vou esperar os filhotinhos se desenvolverem melhor para tirar. Vai que aparecem mais, não é!


Esperança é a última minha gente! J


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que te motiva?

Por qual razão você se levanta todos os dias às 6 da manhã, engole um café rápido, pega um trânsito do capeta, chega no trabalho depois das 8:30, aguenta chefe mala, gente chata, não vê a hora de ir embora.... pra que? Já parou para pensar nisso? Por que você faz isso todos os dias?

Um minuto de pausa para reflexão...



O que te motiva a viver, trabalhar, cuidar das suas coisas? Qual sua importância para a sociedade? Qual sua contribuição? O que de bom você faz na vida?


Seria este um texto de auto-ajuda? Estaria eu tentando me passar por psicóloga? Hahahahahahahahahaha   Claro que nãaaaaaaaao..... Só estava pensando nisso esses dias.


Vai chegando o fim do ano e aquele balanço geral é necessário. O que eu fiz de bom esse ano? O que eu pretendo fazer ano que vem ou o próximo? Continuo nesse emprego ou vou vender coco na praia? Caso ou compro uma bicicleta?


Uns dias atrás um aluno me chamou para conversar. “Professora, eu tava lendo o material que a senhora passou, e tava pensando..........” Apesar do material ser passado aula a aula e o ideal ser o aluno ir lendo durante as semanas para acompanhar o conteúdo durante as aulas, eu não entrei nesse mérito. O garoto desenvolveu o raciocínio. “Queria saber se o que eu pensei está certo, professora”. TÁ CERTÍSSIMO!!!!!!!! Fiquei até emocionada.

ISSO me motiva. Perceber que mesmo tarde, o conhecimento chega ao seu destino. Quando se trabalha em salas muito lotadas, a dispersão é inevitável. E os 10% que estão ali com o objetivo de absorver esse conhecimento, dispostos a aprender, lutam contra a dispersão e o cansaço.

O garoto continuou “Agora que eu estou quase no fim da faculdade é que eu entendo um monte de coisas que foram ditas nos primeiros anos. Agora eu sei o que eu estou fazendo aqui”. Quase chorei.

Missão cumprida com esse aluno. Me motiva a continuar na luta, me traz esperança, diante de vários outros que cumprem tarefas apenas pela nota, esse integrante dos 10% foi salvo.

Os ex-alunos que voltam ao curso dispostos a aprimorar conhecimentos em alguma disciplina me motivam. O interesse pela pesquisa, pelo estudo, pelas possibilidades de atuação na área, as discussões que temos sobre a vida profissional e acadêmica, me motivam a continuar e a melhorar. São situações pontuais que dão gás no trabalho, que injetam aquela energia benéfica que salva a vida rs....


Quais os frutos do seu trabalho? Não somente do trabalho profissional. Seu trabalho inclui educar os filhos, adestrar um cachorro, uma calopsita ou duas rs..., cuidar de seus pais, dentre tantas outras coisas que fazemos no dia a dia. Você está semeando de forma a ter bons frutos?

Você está cultivando alguma coisa?!



Pense nisso...